sábado, 15 de setembro de 2012

Saia da zona de conforto!


Quando corro ou treino na academia, uma coisa que eu adoro fazer é observar as pessoas. Na verdade, como meu trabalho é lidar com pessoas, adoro e estou sempre as observando.  Não no intuito de me intrometer, mas com intenção de entender mesmo os outros.
E uma coisa que vejo muito é as pessoas engando a si mesmas. Sabe aquela aluna que faz musculação há dois anos mas só trocou o treino 3 vezes? E que nunca muda a carga? Claro, até pode ser falta de orientação do professor, mas vejo na maioria das vezes sendo por conforto mesmo.

Qualquer que seja seu objetivo no treino (força, resistência, agilidade, saúde,...), é imprescindível que você saia da sua zona de conforto. O treinamento serve exatamente para quebrar o equilíbrio do corpo, que fisiologicamente chamamos de “homeostase”.  Com essa quebra, o organismo busca de recursos para retomá-lo, causando adaptações. Essa é a essência do treino.
Por exemplo, você corre 2km hoje. Sua musculatura entra em fadiga, o transporte de oxigênio chega ao limite, hormônios são secretados, enfim, ocorre uma série de acontecimentos dentro do corpo. Quando você estiver no período de descanso, seu organismo irá se recuperar e se adaptar ao estímulo da corrida de 2km, para na  próxima vez, você não cansar tanto. Essa adaptação é o treinamento. Mas se você correr 2km por dia sempre, o corpo sofrerá uma adaptação e não entenderá mais esse estímulo como forte o suficiente. E aí não há mais mudanças para melhor.

Dentre as pessoas ativas, é importante dizer que tem gente que acha que treina, mas só se engana. Ir pra academia e perder o tempo de intervalo porque está conversando, sair pra caminhar e permanecer em ritmo sempre confortável ou correr em um ritmo tão lento que se caminhasse iria mais rápido, são exemplos de como muita gente até tem vontade de treinar bem, mas não quer cansar.
Cansaço, suor, respiração ofegante e músculos doendo fazem parte do exercício e são perfeitamente naturais. A sensação de dor muda ao longo do treinamento e aos poucos vamos reconhecendo o que é esforço do que é dor de uma possível lesão. Independente da sua modalidade, não tenha medo de desafiar-se, pois isso o levará um passo adiante, fará seu corpo e sua mente evoluírem.  Aliás, algumas adaptações do organismo são exclusivas dos treinos intensos, por exemplo. Daí a importância de mesclar várias intensidades e volumes.
             
          Correndo com orientação, você irá desafiar seu corpo sempre, de forma segura. O importante é saber dosar o quanto você pode evoluir em cada fase do treinamento e saber quando é hora do descanso, porque ele é tão importante quanto! Mas isso eu falo em outro post...
...E vamos correr!

4 comentários:

  1. Disseram tudo...é o que sempre digo, se treino e não canso, ou não sinto nada, é porque meu corpo já acostumou. Para se chegar a um objetivo sempre haverá mudanças e desafios...é isto que busco!!!!! Obrigada por me orientarem nisto.
    Deisi Hauenstein

    ResponderExcluir
  2. É verdade! E é muito mais legal ir pra academia e saber que o treino vai fazer diferença!

    ResponderExcluir
  3. verdade verdadeira hehehe... treino é suor, cansaço e um pouquinho de dor mas também uma maravilhosa sensação de bem estar e dever cumprido...

    ResponderExcluir
  4. Que maravilha o teu espaço, amiga ! Irei acompanhar, sempre !! Um beijo.

    ResponderExcluir